domingo, 8 de setembro de 2013

Estrutura capilar (parte 4) Tipos de cachos




Olá pessoas! Hoje é o "gran finale".
Na verdade nem tinha necessidade de postar uma 4ª parte desta série, porém quis dedicá-la aos nossos mimosos crespos cacheados! IUPI!
Hoje vou falar dos tipos de cachos para que possamos identificá-los e de uma certa forma, ama-los ainda mais e trata-los de uma maneira adequada. Pois cada cabelo é único!

Pra quem está chegando na caixa(da)preta hoje, saiba mais da intenção desta série aqui.
E para quem perdeu os posts anteriores da série é só clicar...
Aqui para 1ª parte.
Aqui para 2ª parte.
Aqui para 3ª parte.

Fiquem a vontade! hoje serei breve para aproveitarmos o Domingão com a família!




Sabemos que herdamos nossos crespinhos lá da MAMA ÁFRICA assim como a cor da nossa pele. Devemos nos orgulhar, pois o nosso cabelo é o único que possui uma bagagem histórica tão bonita e de superação diária também.

Desde muito tempo ouvimos que os nossos cabelos são ruins, e nos dias de hoje não é diferente. 
Tenho certeza que, se você está lendo este post é porque assumiu o seu cabelo ou está pensando em dar o grande passo. Sinta-se orgulhoso! Nossos ancestrais lutaram muito no passado para hoje termos o direito da escolha, e escolher assumir o crespo hoje deveria ser menos importante se não fosse a imposição da sociedade, deveria ser algo natural como eu tenho, nasci com ele e pronto...assim como que tem cabelo liso.

Não sou contra escova, chapinha e afins. Sou contra a imposição da sociedade, o que nos torna escravo, tanto negros ou brancos, todos acabam virando escravo da ditadura dos padrões. 

Só que ter um crespo lindo não é para quem quer, é para quem pode! Pra quem pode dispor de tempo para cuida-los, para trata-los e para ama-los. E nós podemos porque já nascemos com ele, nossa coroa.

Bem, vou postar os mais comuns, pois com a miscigenação brasileira acredito que existam outros não listados.
Nossos crespinhos geralmente são de ligeiramente seco a extremamente secos e precisam de cuidados dobrados. E para cuidarmos desses lindinhos corretamente, é importante saber que tipo de crespos nós temos.
Os meus por exemplo é tipo 3 e 4 e varia com um misto de 3c e 4a. Meus cachos nascem bem fechadinhos e ficam mais larguinhos nas pontas, sabendo disto, eu sei que o acúmulo de cremes não será nada bom para eles, entre outras restrições e benefícios que vou descobrindo.

TIPOS DE CACHOS E CRESPOS




Para manter essas delicinhas bem saudáveis é necessário muuuuuita dedicação. sua aparência forte engana muito, pois na verdade eles tendem a ser fracos :(
O cronograma capilar para quem é adepto é um ponto a mais para a qualidade dos fios, pois sacia todas as necessidades dos benditos.
Por serem em forma de espiral em sua maioria, a oleosidade necessária para manter os fios hidratados não chegam até o seu comprimento. Portanto a hidratação é MUITO importante.

Pessoal, é com prazer que encerro esta série. Espero de coração que vocês tenham gostado.
Dediquei algum tempo para apresentar um trabalho claro, para que de alguma forma possamos amar mais os nossos cabelos, pois, nós pessoas crespas e cacheadas precisamos nos valorizar a cada dia, conquistar nosso lugar no mercado e manter o que já foi conquistado.

Durante muito tempo, me rendi a ditadura da sociedade, onde ditavam ferozmente e ainda ditam indiscretamente o que devemos comprar, consumir e ser.
Eu quebrei e continuo quebrando muitos muros assim como muitas...e juntas, sem demagogia, podemos mais!
Então vamos repassar informações, nos manter informadas, para que não possamos mais ser enganadas pela sociedade.

E eu fico por aqui.
Espero que tenham gostado. Comentem!
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divas! Comente a vontade... as críticas também são bem vindas desde que construtivas!