quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tutano! Hidratação caseira


Olá pessoas! Tudo joia?
Estão vendo esta nojeira aí em cima? Pois é um verdadeiro ouro para cabelos quebradiços.

O que é o tutano?
No ponto de vista técnico e científico. É a medula óssea, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas.

Benefícios
Ele é ótimo para cabelos fracos e quebradiços, é rico em colágeno e fecha as cutículas dos fios tornando-os mais flexíveis. Consequentemente combate a queda.
É receita da vovó hein gentemmmm, vamos respeitar!

Fiz um post um tempo atrás falando do quão fraco estava meus cabelos (Clique aqui) e como fiquei sabendo do tutano vi um produtinho e levei pra casa, porém não obtive sucesso.
Criei coragem e resolvi extrair o puro óleo do danado para passar nos cabelos, em pequenas quantidades junto ao creme de hidratação, para ir combatendo a queda gradativamente.

Fui ao mercado e um açougueiro camarada se dispôs a cortar aquele osso enorme, custou R$ 0,53 cerca de 500 grs... para uma experiência tá de bom tamanho.
Fui pra casa feliz e pus a mão na massa.

Como extraí? Eita nojeira... Com ajuda do cabo de um talher eu retirei o tal tutano.



 Esta foi a quantidade adquirida, fiquei decepcionada pois não rendeu muito.



Deixei de molho na água e vinagre de um dia para o outro para eliminar o sangue e outras cositas mas que poderiam estragar minha experiência.



No outro dia escorri, taquei na panela e os benditos derreteram como manteiga liberando o óleo. Tá vendo no cantinho da panela aquelas coisinhas torradinhas? Então, foi o que restou do tutano e o resto é puro óleo.



Eu poderia usá-lo assim puro na umectação, porém preferi deixar endurecer e virar uma pastinha,  uma espécie de manteiga só que animal rsrsrs. Desta forma posso por uma colher de chá nas minhas hidratações, se eu por mais que isso vira uma nutrição, eu acho :/
O seu óleo puro serve para Umectação e Nutrição.


Existem muitas outras formas de utilizar o óleo puro do tutano e uma das que me chamou atenção foi o tal mousse de tutano... como no post em que ensinei a fazer com as manteigas vegetais, lembram? Não! Clique aqui. Pretendo fazer, só que com uma quantidade maior.


Então, lavei meus cabelos com o shampoo CliniHair da Niely controle de queda (Achei e terá resenha!) hidratei com Kanechom ceramidas e 1 col. de chá de tutano, depois usei o condicionador da CliniHair e finalizei como de costume.
O resultado foi cabelos com aparência mais forte e consistentes.



Espero que tenham gostado. Eu fico por aqui. 
Aproveitem as dicas!
Fiquem na Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divas! Comente a vontade... as críticas também são bem vindas desde que construtivas!